A dor causada pelo uso do aparelho ortodôntico e sua manutenção pode ser amenizada com algumas medidas para inibir esse tipo de desconforto.
A dor bucal causada pelo uso do aparelho ortodôntico está relacionada à pressão sobre o ligamento ao redor do dente. Esse movimento ocasiona certo desconforto nos dias que sucedem a manutenção do aparelho. Porém, existem algumas medidas a serem tomadas para inibir esse tipo de desconforto. Confira no texto.
O que é?
Como aliviar a dor do aparelho? Quem já utilizou aparelho ortodôntico sabe o quanto a manutenção mensal pode ser dolorosa, e o quanto essa pergunta ecoa nestes momentos. Esse procedimento, muito importante para o alinhamento dentário, visa fazer correções pontuais e necessárias. Para isso, o dentista ajusta o aparelho nos dentes que precisam ser realinhados.
Essa manutenção necessária pode causar incômodos variados. Por estar sob pressão, o ligamento que circunda o dente irá sofrer um ligeiro deslocamento. Essa dinâmica é a principal responsável pela dor, sobretudo durante a mastigação nas refeições, podendo também ocorrer em repouso.
Apesar do evidente desconforto, qualquer ortodontista reforça que essa dor é comum e faz parte do processo de remodelação óssea durante a movimentação dentária. Esse incômodo pode refletir em outras regiões próximas à boca. É o caso da cervical e até mesmo da cabeça.
O desconforto, nesse caso, também é relativo à mordida incorreta e à pressão do aparelho ortodôntico sobre os dentes, ainda, irregulares. Felizmente, existem medidas a serem seguidas para aliviar a dor do aparelho. Você pode conferi-las a seguir.
Formas para aliviar a dor
Ingestão de alimentos macios: a mastigação é uma das principais causas desse tipo de desconforto. Por isso, optar por comidas moles nos três primeiros dias após a manutenção é uma forma eficaz de aliviar a dor do aparelho. A dieta baseada em sopas, purês, iogurtes e vitaminas pode ser estendida até a diminuição da dor nos dentes, já que não exigem grandes esforços na mastigação.
Alívio por gelo: uma das maneiras mais certeiras para a diminuição do quadro de desconforto é chupar gelo. Esse recurso é um analgésico natural que alivia dores e diminui inflamações. Alimentos gelados, como sorvetes, também contribuem significativamente para o bem-estar do paciente.
Não consumir alimentos e bebidas ácidas: o ácido cítrico presente em alguns alimentos e bebidas propicia um aumento no desconforto, sobretudo quando há presença de feridas. O contato do machucado com o ácido proporciona ardência e irritação. Portanto, recomenda-se evitar esse tipo de ingestão durante os primeiros dias após a manutenção do ortodontista.
Uso de cera ortodôntica: a cera ortodôntica é uma grande aliada para proteger a boca de irritações e feridas ocasionadas pela adaptação ao aparelho ortodôntico, evitando assim o incômodo causado pelos bráquetes ou fios. Parecida com uma massinha transparente, o paciente precisa apenas modelar uma pequena quantidade e aplicar sobre os bráquetes, assim a sensação de desconforto na mucosa diminuirá significativamente.
Uso de fármacos: essa é uma forma utilizada em casos persistência da dor. Tomar analgésicos de venda livre, tais como a dipirona e o paracetamol, oferecem conforto. Nestes casos, recomenda-se seu uso a cada seis horas. Lembre-se sempre de consultar a bula e perguntar sobre seu uso ao dentista responsável pela manutenção do aparelho.
O profissional deverá aconselhar o paciente sobre o melhor método para diminuir os desconfortos.