Quer deixar os seus dentes mais claros ou em um formato mais harmônico? E que tal os dois? Saiba a diferença entre as lentes de contato dental e o clareamento dental.
Já se pegou olhando para o espelho enquanto pensa na possibilidade de mudar um detalhe ou outro nos dentes? Que tal a cor deles? Será que estão muito amarelados? Ou será que, além de escurecidos, eles também estão desalinhados? É neste momento em que há necessidade de buscar um dentista.
Justamente com a intenção de melhorar a aparência e a qualidade de vida dos pacientes é que existem dois tipos de tratamentos bastante usados pelos dentistas. São eles o clareamento dental e as lentes de contato dental. Apesar de terem basicamente o mesmo propósito, que é estético, há uma grande diferença entre os dois, e a indicação vai depender de cada caso.
Clareamento Dental
O clareamento dental é um modelo de tratamento conservador e atua no sentido de branquear os dentes. São pequenas alterações químicas das moléculas responsáveis pelo aspecto amarelado dos dentes. Este procedimento é supervisionado por um cirurgião-dentista e necessita de exame clínico com auxílio de exames radiológicos.
Como todo tratamento, ele também possui contraindicações. É o caso de pacientes com cáries, pois é preciso tratá-las antes de fazer o procedimento, crianças menores de 15 anos e gestantes. Pacientes com imperfeições na gengiva, que realizaram tratamento de canal ou com restaurações extensas de resinas nos dentes, devem ser analisados pelo dentista antes de iniciar o tratamento, pois podem ter a saúde bucal impactada.
Além disso, há uma condição importante para fazer o tratamento, e que chama a atenção dos pacientes: o consumo de alimentos e bebidas coloridas como beterraba, vinho, café, chá, sucos de caixinha ou em pó. Isso por que há o risco de os dentes adquirirem levemente a coloração do alimento consumido.
Apesar de amplamente utilizado pelos dentistas, o clareamento dental possui capacidade limitada e, em certos casos, pode ser substituído pelas lentes de contato dental.
Lentes de contato dental
São indicadas para pacientes que buscam deixar os dentes mais brancos, mas que também querem corrigir determinadas imperfeições dentárias. Se o paciente possui dentes imperfeitos, bem como tamanho irregular, ou pretende corrigir a posição deles e ainda por cima quer clareá-los, então este tratamento pode ser o mais indicado. Mas é preciso ressaltar: quem deve determinar isso é o cirurgião-dentista após uma avaliação clínica detalhada.
O avanço tecnológico dos últimos anos permitiu que as lentes de contato dental se tornassem mais seguras, tanto para os pacientes como para os dentistas. Hoje, elas são praticamente recomendadas para todas as necessidades de alteração estética dentária e o desgaste é pequeno, pois ocorre apenas na parte da frente dos dentes, chamada de região vestibular.
Entretanto, para o tratamento ser eficaz, é necessário ir a várias consultas, isso porque é indispensável para o dentista avaliar o estado bucal do paciente, planejar, para depois fazer os preparos e a moldagem dos dentes.
A molde dentário pode ser feito através de um scanner bucal (que digitaliza todos os dentes e converte em uma imagem 3D, para computador) ou com uma moldagem em silicona que faz o molde dos dentes.
Depois desta fase, ocorre o teste das lentes de contato dental. O dentista vai verificar, junto ao paciente, se é aquilo mesmo que havia sido combinado nas primeiras consultas. O processo de colocação delas exige bastante atenção do profissional, pois cada lente precisa ficar bem alinhada para não haver alteração no resultado.
Na maioria dos casos, não há necessidade de usar anestesia, apenas se o desgaste nos dentes for grande, chegando à dentina, que é a parte logo abaixo do esmalte. Nestes casos, a anestesia é necessária, pois o dente é sensível, e para preparar e colar a lente nos dentes, pode causar desconforto.
Qual tem o melhor custo benefício?
Vai depender de cada caso e de uma avaliação criteriosa do dentista. Contudo, dá para se afirmar que as lentes de contato dental possuem mais benefícios do que o clareamento dental. Desta forma, podem ser mais recomendadas para resolver uma quantidade maior de correções em uma única vez.
Em relação à durabilidade, as lentes também saem na frente, pois possuem resistência e podem durar muitos anos, isso porque são intimamente ligadas aos dentes. Já o clareamento dental, ainda que seja bastante eficaz é, muitas vezes temporário, pois com o avanço dos anos, os dentes tornam-se mais amarelados outra vez.
Contudo, ainda que as lentes sejam duráveis, é preciso continuar realizando retornos periódicos ao dentista responsável, justamente para fazer a manutenção e verificar a eficácia do procedimento. Como os benefícios em qualidade de vida que as lentes de contato dental trazem são grandes, o custo delas também é um pouco mais elevado, mas é muito mais barato do que eram alguns anos atrás.