Blog

instagram

facebook

(11) 3473-2904

(11) 9.8222-5367

emailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

horarioSegunda a Sexta 09:00h - 19:00h

Quer melhorar o visual dos seus dentes e está indeciso entre faceta de porcelana e lente de contato dental? Saiba qual técnica é a mais recomendada para o seu caso.

Atualmente, existem inúmeros tratamentos disponíveis no mercado odontológico para pacientes que pretendem melhorar a estética bucal. A tecnologia alcançada nas últimas décadas permitiu avançar em larga escala na qualidade destas intervenções. É o caso da lente de contato dental e da faceta de porcelana. Apesar de serem técnicas parecidas, possuem intuitos diferentes. Mas quais são as diferenças entre uma e outra? Entenda melhor abaixo.

Quais são as diferenças?

As lentes de contato dental são capas ultrafinas de cerâmica ou de resina, e possuem uma espessura que varia entre 0,2 a 0,6 milímetros, a depender do material utilizado. O intuito é corrigir pequenas alterações dentárias como o espaço que fica sobrando entre os dentes – chamado de diastema – e a coloração deles, tornando-os mais brancos e brilhantes. Já a faceta de porcelana também é feita de cerâmica e funciona como uma capinha para o dente, e tem entre 0,7 a 2 milímetros de espessura. Ela é cimentada na parte frontal dos dentes e corrige imperfeições mais graves.

Ambas as técnicas precisam de desgaste, mas a lente de contato dental tem característica minimamente invasiva. Ela exige pouco ou nenhum desgaste e, ao mesmo tempo, é mais limitada. Isso porque é tão fina que se torna quase transparente. Então, se você possui dentes escurecidos ou manchados, que necessitam de correções mais marcantes (como os que são girados ou tortos), então a faceta é mais indicada para o seu caso.

Benefícios

Os benefícios adquiridos com as duas técnicas são praticamente os mesmos. Afinal, o intuito é corrigir imperfeições e melhorar o visual dos dentes, garantindo uma arcada dentária mais alinhada para obter o sorriso perfeito.

Contraindicação

Como já mencionado no artigo, a lente de contato dental não é recomendada para dentes muito escuros ou desajustados. Nesse caso, a recomendação é a faceta dental. Agora, se os dentes já estão comprometidos por cáries ou restaurações, então é preciso utilizar outra técnica, que é a coroa de porcelana, capaz de envolver todo o dente. Se o seu problema for somente cárie, é possível tratá-la e depois decidir, junto ao dentista responsável, se a melhor escolha é a faceta de porcelana ou a lente de contato dental.

Também é contraindicado para crianças com menos de quinze anos, pois é preciso trocar todos os dentes de leite para pensar em um dos modelos de tratamento.

Como as técnicas são feitas?

Para fazer uso de um dos tratamentos, seja faceta de porcelana ou lente de contato dental, é preciso passar por uma série de etapas. O primeiro passo é avaliar a saúde da arcada dentária do paciente e da gengiva. Após esta etapa, o dentista responsável vai decidir qual técnica é recomendada. Para isso, ele vai utilizar fotografias, moldes e inclusive radiografias para planejar o tratamento.

A segunda etapa é a realização da profilaxia (limpeza dos dentes) pelo dentista, que vai assim apresentar o planejamento da técnica escolhida, informando os possíveis resultados para que o paciente tenha uma ideia do processo final. Já a etapa seguinte depende da técnica empregada, isto é, o paciente e o dentista irão decidir a cor da porcelana (e isso serve para ambas as técnicas). Se a opção for faceta de porcelana, é preciso fazer o desgaste dos dentes para colocar o material provisório. No caso da lente de contato dental, essa etapa é descartada e substituída pela simulação em resina para se ter uma ideia aproximada do resultado final.

Por fim, há a aplicação do material definitivo que, no caso da faceta, deve ser feito pelo menos quinze dias após o último retorno, e vai substituir o material provisório. O tempo de colocação de cada faceta ou lente depende da técnica do cirurgião-dentista.

Manutenção e durabilidade

A durabilidade do material utilizado nas duas opções depende da higiene bucal do paciente, que deve ser composta de fio dental e escovação ao acordar, após as refeições e antes de dormir e também da manutenção feita pelo dentista. O retorno para verificar se há algum problema, seja na faceta ou na lente, normalmente é feito de seis em seis meses. A durabilidade de ambas as técnicas varia de dez a quinze anos ou mais, dependendo do cuidado. Estudos indicam que é possível alcançar uma resistência de vinte anos até que seja necessário trocar o material.

Consultório - Bela Vista

Avenida Paulista, 575 - Conj 1304
Bela Vista - São Paulo - SP
CEP: 01311-911

Tel: (11) 3473-2904
WhatsApp: (11) 9.8222-5367

Horário de atendimento

Segunda a Sexta

09:00h - 19:00h

Pré-agende sua consulta

Sofrendo com algum problema odontológico?
Gostaria de fazer um check-up?
Melhorar a saúde bucal?

Clique aqui e pré-agende sua consulta!