As lentes de contato dental são lâminas muito finas que são cimentadas na superfície dos dentes. Com elas, é possível melhorar a aparência, a cor, além de corrigir o formato e a posição dos dentes. Leia mais:
As opções para deixar o sorriso mais bonito crescem a cada dia, e uma delas são as lentes de contato dental. Também conhecidas como facetas laminadas ou laminados cerâmicos, as lentes de contato dental são lâminas muito finas que são cimentadas na superfície dos dentes. Com elas, é possível melhorar a aparência, a cor, além de corrigir o formato e a posição dos dentes.
O que é
As lentes de contato dental são laminados cerâmicos finíssimos utilizados para cobrir os dentes do paciente. As lentes são feitas para serem resistentes e naturais, tendo como principal objetivo reconstruir a forma e a cor dos dentes, proporcionando uma melhor estética dental.
Como é feito
Antes de colocar as lentes de contato dental, o paciente precisará passar por avaliação com o dentista. Este irá analisar os dentes e verificar se existe ou não a necessidade do uso das facetas laminadas.
Após essa etapa, o dentista irá solicitar exames radiográficos, além de fazer um molde da boca do paciente. Com estes passos, é possível avaliar quais são as necessidades de acordo com a estrutura dental. Com este molde, também é possível confeccionar lentes de resina bisacrílica (Mockup) provisórias para o “test drive”, mostrando ao paciente uma prévia do resultado final. Feita a análise dos exames, do molde e com a aprovação do paciente, as lentes de contato dental serão confeccionadas especificamente para cada caso.
As lentes, cuja espessura é de 0,2 a 0,5 milímetros, são cimentadas sobre os dentes do paciente, uma a uma. É importante ressaltar que não são todos os dentes que vão receber as facetas. Esta necessidade será avaliada caso a caso pelo dentista.
Quem pode colocar as facetas laminadas?
As lentes de contato dental são indicadas para pessoas que possuem pequenas alterações no formato e na cor dos dentes, sendo utilizadas para corrigir dentes desgastados, quebrados ou lascados, e que precisam de aumento de comprimento e volume.
Já nos casos em que o paciente possui restaurações muito grandes, diferença de cor muito intensa ou bruxismo (hábito de ranger ou apertar os dentes durante o dia ou durante o sono), o dentista pode optar por outra solução estética que não as lentes de contato.
Cuidados
Para os pacientes que colocaram as lentes de contato dental, é preciso seguir algumas orientações para que elas tenham uma boa durabilidade. Entre elas, estão:
- Manter uma boa higiene oral, escovando os dentes e passando o fio dental após todas as refeições;
- Visitar o dentista para a manutenção das facetas laminadas;
- Evitar roer as unhas;
- Evitar consumir produtos que possam manchar os dentes, como cigarro e café;
- Tomar cuidado ao morder alimentos muito duros.
Mais informações
É importante ressaltar que, para a colocação das lentes de contato dental, o dentista irá realizar o desgaste dos dentes. Depois de realizado este procedimento, os mesmos não poderão ser restaurados. Porém, a importância do desgaste está associada ao bom posicionamento das facetas: se a aplicação fosse feita sem o desgaste, os dentes muito provavelmente ficariam com um volume maior que o comum, projetando os lábios para frente, como em pacientes que usam aparelhos ortodônticos fixos, por exemplo.
Outro detalhe fundamental é que a aplicação das facetas laminadas não será realizada em apenas uma consulta. Na primeira sessão, o dentista irá planejar o procedimento e preparar os dentes.
Antes das lentes serem, de fato, colocadas, o dentista ainda irá checar se o paciente está satisfeito com a cor, o formato e o tamanho. Se for preciso alterar algo, essa tarefa será realizada pelo técnico em prótese dentária e, só depois disso, as lentes serão colocadas.
Em alguns casos, é necessário anestesia. Quando o desgaste feito chega à dentina, é preferível fazer o preparo e a colagem anestesiando o paciente, evitando que haja qualquer tipo de dor e sensibilidade desnecessárias.
Para manter as lentes de contato dental em dia, é preciso realizar manutenções periódicas. Caso tenha dúvidas sobre qualquer etapa do processo, não deixe de perguntar para o seu dentista!