O clareamento dental é um procedimento estético feito para deixar os dentes mais brancos. Existem dois tipos: O clareamento em consultório consiste em aplicar o gel clareador nos dentes e deixá-lo agir por alguns minutos incidindo uma luz violeta. Já no clareamento caseiro, o dentista fornece ao paciente o gel clareador e uma moldeira de silicone feita sob medida. O paciente é orientado a usar a moldeira com o gel em casa.
Um belo sorriso é sinônimo de higiene e cuidado com a aparência, por isso, clarear os dentes é uma opção muito recorrente para quem deseja passar uma boa imagem. Hoje em dia, com o avanço tecnológico da odontologia, é possível deixar os dentes mais claros. O clareamento dental é uma opção simples, que pode ser executada tanto no consultório, quanto na casa do paciente. Saiba mais a seguir.
O que é?
Quem nunca ouviu a velha máxima de que o sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa? Essa expressão não poderia estar mais certa. Dentes bem cuidados passam credibilidade para uma pessoa. Por isso, é tão importante cuidar da estética dentária. Em virtude disso, o clareamento dental é um dos procedimentos mais requisitados por pacientes em busca de um sorriso mais bonito e uma melhor aparência. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) destacou que a busca por esse tipo de tratamento aumenta 30% ao ano no Brasil.
O clareamento dental realizado por um dentista promove a recuperação original da cor dos dentes. Até mesmo pacientes com dentes prevalentemente mais escuros podem ser submetidos ao tratamento. Nesse processo, é utilizado um agente clareador que modifica a sua cor. De forma geral, o oxigênio oriundo do peróxido de hidrogênio ou do peróxido de carbamida é responsável pelo efeito clareador.
Essa substância responsável por clarear os dentes contribui para eliminação das pigmentações causadoras do amarelamento. Sendo assim, os dentes se apresentam com uma reflexão de luz maior e, por consequência, se mostram mais claros.
Apesar de ser um tratamento simples, puramente estético, o dentista responsável deve se atentar a uma série de fatores, como o estado clínico atual dos dentes e a saúde bucal do paciente. Por isso, são recomendados exames radiográficos e clínicos antes de sua realização. Nessas avaliações serão apontados possíveis problemas a serem tratados antes do clareamento dental. É o caso de cáries e infiltrações que, se não avaliados e tratados adequadamente, podem comprometer o procedimento, já que causam sensibilidade ao paciente.
O clareamento só não é indicado para pessoas que sofrem com muita sensibilidade dentária, gestantes, lactantes e pessoas com muitas restaurações no dente.
Tipos de clareamento
Somente após criteriosa investigação, o cirurgião dentista poderá estabelecer uma linha de tratamento mais adequada ao paciente. Existem dois tipos específicos de clareamento dental.
A primeira se refere ao método caseiro. Como o próprio nome diz, esse tipo é realizado fora do consultório odontológico. Nesse caso, o procedimento é efetuado por meio de uma moldeira adaptável aos dentes do paciente. Ela deve ser colocada com o agente químico sob a arcada dentária em um período médio de duas semanas. Todos os materiais são disponibilizados pelo próprio dentista e o tratamento deve ser acompanhado de perto. Por ser o tipo menos agressivo, esse método caseiro é o mais recomendado.
Já no clareamento dental por luz violeta, o agente químico empregado é mais potente. A utilização de um protetor interno é obrigatória para esses casos, já que evita queimaduras na gengiva, lábios e bochechas. O clareamento dental por luz violeta é eficaz graças à sua fonte de energia ativadora, proporcionada por luz de led violeta. Esse recurso é responsável pelo clareamento dos dentes em uma ou duas aplicações.
Eficácia
De fato, é inegável a eficácia desse tratamento. O paciente que optar por clarear os dentes por meio desses métodos irá se satisfazer com o resultado, embora seja possível, em alguns casos, que o total branqueamento não seja alcançado. Isso se deve ao tom originário do dente e as características de cada pessoa.
Muitas pessoas se utilizam de outros métodos para clarear os dentes. Um tratamento que está sendo bastante popular, sobretudo entre celebridades, é a aplicação de lentes de contato dental. Para esse procedimento, o dentista realiza um molde do dente que servirá de base para as dimensões da lente. Após confeccionada em laboratório, é feita a aplicação da mesma.
Mas a dúvida que fica é: lentes de contato dental ou clareamento? Tudo depende da urgência e de questões financeiras de cada pessoa. O clareamento é realizado de forma mais orgânica e econômica, embora seu método caseiro seja um pouco mais demorado. Já a aplicação da lente é mais onerosa. Ambos são recomendados por dentistas. Dessa forma, caberá a cada pessoa discernir os prós e os contras de cada tratamento.