Tratamentos

instagram

facebook

(11) 3473-2904

(11) 9.8222-5367

emailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

horarioSegunda a Sexta 09:00h - 19:00h

A prótese fixa tem o objetivo de substituir os dentes perdidos, ajudando na reabilitação da mastigação, da fala e da estética dental do paciente. Ela pode ser unitária e assim chamada de coroa ou com mais elementos, quando é mais conhecida como ponte fixa. São confeccionadas em porcelana ou resina acrílica.

Um dente a menos na arcada dentária, independentemente da posição, faz falta. Seja por questões estéticas ou por funções bucais, como fala e mastigação. E os motivos são vários: pode ser desde uma fratura dental decorrente de queda ou acidente, como uma cárie. E é para casos assim que existem tratamentos como a coroa protética ou coroa de jaqueta. Se você estiver em dúvida a respeito das terminologias e a diferença entre elas, fique tranquilo, pois vamos explicar neste artigo.

Quais são as diferenças?

As diferenças entre coroa protética e coroa de jaqueta são mínimas, e na verdade, são praticamente a mesma coisa. Isso porque se trata do mesmo procedimento odontológico. Ambas são próteses dentárias fixas e tem o intuito de reconstituir a coroa dentária, que é a região externa do dente. O material utilizado nelas pode ser composto de porcelana, ligas metálicas ou resina.

A coroa pode ser tanto uma prótese unitária como uma de vários elementos (também chamada de ponte fixa), e é por conta desta diferença que adquiriu o nome de jaqueta. Contudo, a nomenclatura caiu em desuso e hoje é muito mais comum ler a respeito de coroas unitárias ou de vários elementos.

Quando é necessário fazer coroa?

Uma pessoa pode ser orientada pelo dentista a fazer o tratamento de coroa por diferentes motivos:

  • Cárie: a perda de estrutura dentária causada pela cárie, faz com que ela destrua toda a proteção natural do dente, como o esmalte e a dentina. Desta forma, a parte interior do dente fica exposta a traumas ainda piores.
  • Trauma dental: alguns tipos de traumas como trincar o dente ou mesmo uma fratura, podem expor o interior do dente e por isso se enquadram nesta lista.
  • Restaurações: restaurações muito extensas, sejam elas feitas com ligas metálicas (também chamadas de amálgama) ou resina, podem torná-lo extremamente enfraquecido e desencadear a necessidade de fazer a coroa.
  • Implante dentário: a coroa também pode ser usada para cobrir um implante dental. Assim, a aparência pode ser bem próxima do natural.
  • Canal: um tratamento de canal pode tornar o dente muito frágil e pode exigir o uso de uma coroa.

Como funciona uma coroa dental?

Basicamente, a coroa pretende cobrir a porção externa do dente danificado, conferindo não somente resistência a ele, mas uma aparência mais natural e melhor, isso porque o dentista vai ajustar a cor da porcelana para ficar o mais esteticamente parecido com os demais dentes.

Todavia, a utilidade da coroa dentária não para aí, ela também pode ser utilizada em um implante dentário, conferindo aparência idêntica ao dente natural. Desta forma, além de melhorar a parte estética, ajuda na mastigação e na fala do paciente.

A escolha do material para a coroa vai depender da avaliação do dentista a respeito da necessidade do paciente, então se o dente afetado sofrer mais impacto em uma mordida, o material deve ser mais resistente. O mesmo serve para pacientes que sofrem se bruxismo, que é o ranger involuntário e recorrente dos dentes. Como pode causar um grande desgaste, converse com seu dentista a respeito, ele pode recomendar o uso de uma placa bucal para dormir.

De qualquer forma, em primeiro lugar o dentista deve avaliar se há de fato a necessidade de fazer uma coroa protética. Após a avaliação profissional, ele deve conversar com o paciente e informá-lo a respeito do tratamento. A utilização de uma coroa envolve preparo dental através de desgaste para que o encaixe seja perfeito e próximo do real. Entre ir ao consultório pela primeira vez e colocar de fato a coroa são necessárias entre duas ou três sessões.

A maior parte dos consultórios envia um molde para o protético, que é o responsável por confeccionar as próteses. Alguns consultórios e clínicas possuem equipamento próprio para fazer a prótese definitiva e nesses casos, ela fica pronta ainda mais rápido. Por fim, em ambos os casos, ocorre à cimentação da coroa, pelo dentista.

Manutenção e durabilidade

A manutenção deve ser feita semestralmente pelo dentista, e a higienização bucal deve ser a recomendada pelo mesmo. Normalmente, envolve escovar os dentes ao acordar, ao dormir e após as refeições, incluindo o uso de fio dental. Não há uma duração específica da coroa, mas há casos em que ela não apresenta problemas por décadas e, inclusive, durante uma vida inteira. No entanto, esse resultado somente é alcançado se o paciente seguir as recomendações do profissional. Do contrário, a longevidade da coroa pode ser reduzida.

Consultório - Bela Vista

Avenida Paulista, 575 - Conj 1304
Bela Vista - São Paulo - SP
CEP: 01311-911

Tel: (11) 3473-2904
WhatsApp: (11) 9.8222-5367

Horário de atendimento

Segunda a Sexta

09:00h - 19:00h

Pré-agende sua consulta

Sofrendo com algum problema odontológico?
Gostaria de fazer um check-up?
Melhorar a saúde bucal?

Clique aqui e pré-agende sua consulta!